O que é SEO

Consultoria SEO

Desde 2012 que tenho trabalhado com tecnologia da informação, desenvolvi alguns projetos de blog, mas sem saber o que era SEO, meus projetos nunca tinham alcance ou era visto na internet.

Se você veio parar nesse artigo, é provável que também esteja estudando ou buscando conhecimento do que é esse negócio de SEO.

Nesse artigo, pretendo explicar o básico do que é SEO e dar algumas dicas importantes para você que está começando ou pensando em iniciar um Website, blog ou loja virtual.

SEO – Ser achado por quem te procura

Antigamente, quando precisávamos saber onde encontrar algo ou saber se algum produto era bom, perguntávamos aos amigos, familiares ou colegas, mas isso mudou.

Com a internet passamos a ter acesso a informação de forma instantânea e rápida, ao alcance dos nossos dedos. Basta uma busca rápida no google para ter a informação que quisermos.

Agora tente imaginar como funciona o google e como ele encontra a informação que chega até a tela do seu computador, tablet ou celular. Parece ser bem complicado, não é?

Na verdade a lógica é até “simples”, quero dizer, eu informo o google o que desejo saber e ele me mostra o conteúdo que ele consegue encontrar.

SEO – Entendendo como o Google funciona

Imagine o google como se fosse um balconista que te atende em uma loja de ferramentas. Você chega na loja e pergunta se tem pincel.

Provavelmente o balconista irá procurar em seu estoque ou em suas prateleiras e irá dizer que sim, e depois te mostrará as medidas, os materiais, etc, etc. para que você faça sua escolha.

O google tem um processo semelhante. Você insere a informação que busca, ele vai olhar nas prateleiras (os dados dos sites que ele já armazenou), e vai te apresentar os resultados.

Simples assim.

SEO é uma estratégia de otimização para que o google possa encontrar o conteúdo que é publicado em um site. A forma de organizar as informações de um site, de modo que o google consiga entender.

Então se você tem um site, ou pretende criar um site para seu negócio, tenha em  mente que trabalhar o SEO no seu site é extremamente importante para ter sucesso e ser encontrado por quem procura pelo que você oferece.

SEO (Search Engine Optimization) é uma otimização para os motores de busca que segue estratégias e técnicas para que as plataformas de pesquisa indiquem os sites, trazendo acessos orgânicos e gratuitos.

Rankeamento no GoogleSEO

O objetivo de todo site é aparecer na primeira página do Google, porém a concorrência é muito grande nesse universo que é a internet. Aparece na frente quem tem melhor rankeamento.

E para rankear (classificar) um site, o robô do google analisa alguns pontos no site. O google não informa abertamente seus critérios de rankeamento, mas podemos elencar alguns pontos importantes:

1 – Performance

Sim, um site mais rápido tende a aparecer em melhores posições no google. Isso ocorre porque o algoritmo (robô) analisa o tempo de carregamento de cada página.

E carregamento lento significa má experiência para o usuário, e a missão do robô é proporcionar uma boa experiência. Por isso, o site mais lento, é menos indicado, e o site mais rápido, mais indicado pelo robô.

DICA – Uma hospedagem adequada é fator determinante para o sucesso e efetividade de qualquer site.

2 – Site responsivo

Mobile first, quer dizer, mobile primeiro. O google tende a valorizar mais um site quando ele é responsivo e funciona bem em todos os dispositivos.

Atualmente a maior parte das pesquisas no google são feitas por dispositivo móvel (smartphones), logo, faz mais sentido para o robô indicar sites que rodam bem nesses dispositivos.

DICA – Busque desenvolver um site responsivo e visualmente atrativo para qualquer dispositivo, seja Computador, Smartphone ou Tablet.

3 – Experiência do usuário (público)

O robô do google quer que tenhamos uma boa experiência ao visitar um site que ele indica, semelhante a alguém que nos dá algo para comer e espera um feedback se gostou ou não.

No caso, o google analisa como é a navegação dos sites, e dentro de alguns parâmetros, determina se o site pode trazer uma boa ou má experiência de navegação.

DICA – Foque o desenvolvimento do site na experiência do usuário, ofereça um site rápido, responsivo, visualmente agradável e amigável. Usuários e robô do Google agradecem.

4 – Uso de imagens

Um site bem feito com um design bem estruturado tende a chamar mais atenção e transmitir maior confiança ao usuário, e claro, melhor experiência de navegação.

Imagens também ajudam a transmitir ideias e informações, torna a comunicação mais completa, assim é melhor para o usuário.

Use imagens chamativas que relacionem com seu negócio ou ideia, assim você atinge melhor seu público.

DICA 1 – As imagens são o maior inimigo da performance dos sites, então busque usar sempre imagens leves, otimizadas e com tamanhos adequados.

DICA 2 – O google também indexa sua imagem, então use texto alternativo em todas as imagens no site.

5 – Palavra-chave

A palavra chave é a coisa mais importante em matéria de otimização, se é que posso dizer isso, pois considero tudo importante no SEO.

A primeira coisa que o Google analisa são os títulos, descrições e textos. Portanto, ter palavras chaves nesses elementos é essencial.

Quando uma pessoa buscar por alguma palavra chave que está presente em seu site, a chance de aparecer no google é maior.

DICA – Entenda qual seu público alvo e as palavras que eles buscam no google, assim você será capaz de determinar as melhores palavras-chave e abordagens.

Conclusão

Para que um site seja bem posicionado e rankeado pelo google, é necessário ter uma boa estratégia de SEO.

Espero ter lhe ajudado a entender melhor o que é SEO e que as dicas dadas lhe sejam úteis.

Fique de olho em meu Blog que trarei mais vezes o assunto para passar mais informações e dicas de SEO.

Caso você precise de um profissional para desenvolver seu site, focado em performance e SEO, entre em contato comigo e agende um bate papo. Será um prazer falar contigo.

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Wellington Faria

Wellington Faria tem mais de 10 anos de experiência em tecnologia da informação e atua com Wordpress, especificamente em projetos de SEO, Performance e Ecommerce

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Wellington Faria tem mais de 10 anos de experiência em tecnologia da informação e atua com Wordpress, especificamente em projetos de SEO, Performance e Ecommerce

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